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O marketing e a publicidade são femininos: mulheres notáveis na história do mercado publicitário

  • Foto do escritor: Dama
    Dama
  • 8 de mar.
  • 3 min de leitura

Neste mundo, historicamente dominado por homens, muitas mulheres desafiaram barreiras, quebraram paradigmas e deixaram um legado transformador. No universo de ficção, Peggy Olson, da série Mad Men, representa a luta feminina por reconhecimento numa indústria competitiva e, por vezes, hostil. Mas, na vida real, várias mulheres fizeram história e abriram caminho para as gerações futuras, provando que o marketing e a publicidade são femininos

Imagem da personagem Peggy Olson, da série Mad Men, com a frase Run The World

Helen Lansdowne Resor: visionária e revolucionária Ainda no princípio do século XX, ela revolucionou a publicidade ao introduzir elementos emocionais e narrativas que falaram diretamente às mulheres. Foi a primeira mulher a liderar um departamento criativo numa agência e esteve por trás de campanhas icônicas, como as da Woodbury Soap, que usou o poder da sensualidade e da emoção para vender produtos.

Imagem de Helen Lansdowne Resor em preto e branco
Imagem de Helen Lansdowne Resor

Jane Maas: a Peggy Olson da vida real Frequentemente chamada de "a verdadeira Peggy Olson" por ter começado como redatora júnior e ascendido a um dos nomes mais influentes da publicidade. Trabalhou na Ogilvy & Mather e esteve por trás de campanhas memoráveis, incluindo a famosa I Love New York, que ajudou a revitalizar o turismo na cidade. Além do seu trabalho criativo, Maas foi uma voz forte para as mulheres na publicidade, expondo os desafios e as desigualdades da época no seu livro Mad Women .

Imagem de Jane Maas em preto e branco
Imagem de Jane Maas em 1960.

Mary Wells Lawrence: criatividade desafiadora Uma das primeiras mulheres a liderar uma grande agência de publicidade, a Wells Rich Greene. Criadora de uma das mais ousadas mudanças de identidade de uma marca, para a Braniff Airways, que trouxe uma visão mais colorida e irreverente para a aviação mundial, Lawrence desafiou as normas da publicidade tradicional, trazendo inovação e ousadia para a indústria. Foi a primeira mulher a vencer o prêmio Leão de São Marcos, homenagem do Festival Internacional de Criatividade de Cannes ao legado de profissionais para a indústria.

Imagem de Mary Wells Lawrence em preto e branco
Mary Wells Lawrence

Sheryl Sandberg: O Poder do Digital Mais recentemente, Sheryl Sandberg deixou sua marca como diretora de operações do Facebook (agora Meta). Seu trabalho redefiniu a forma como a publicidade digital funciona, transformando as redes sociais em uma ferramenta poderosa para empresas de todos os tamanhos. Além disso, com seu livro Lean In, mulheres envolvidas em todo o mundo assumem papéis de liderança.

Imagem de Sheryl Sandberg
Sheryl Sandberg. Reprodução Wikipédia

Cindy Gallop: A Voz da Mudança Conhecida pelo seu ativismo na indústria publicitária, Cindy Gallop é uma defensora da diversidade e da inclusão no setor. Ex-presidente da BBH New York, é uma voz ativa contra a desigualdade de género e um exemplo de como as mulheres podem desafiar o status quo.


Imagem de Cindy Gallop
Cindy Gallop. Reprodução Wikipédia

O presente e o futuro são, incontestavelmente, femininos Hoje, o marketing e a publicidade já se definem por uma liderança feminina vibrante e inovadora. Além de Sheryl Sandberg e Cindy Gallop, o setor celebra nomes que figuram nas listas de talentos mais prestigiadas, como Bozoma Saint John, ex-diretora de marketing da Netflix e referência em branding e storytelling e Ann Lewnes, diretora de marketing da Adobe, responsável por transformar a marca numa potência digital. Estas mulheres não apenas moldam tendências, mas também abrem caminho para que novas vozes femininas brilhem num cenário que até bem pouco tempo era inimaginável.

Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas o percurso histórico das pioneiras, mas também o presente dinâmico e o futuro promissor que estão a ser moldados por mulheres que fazem a diferença. O marketing e a publicidade já não são apenas espaços de luta por reconhecimento feminino – são setores onde as mulheres lideram, inovam e definem o futuro. Que possamos continuar a amplificar estas vozes e inspirar as gerações que virão, garantindo que o talento feminino nunca mais seja sufocado. O passado, o presente e o futuro do marketing e a publicidade são femininos.



 
 
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